Home / Política / Valdemar Costa Neto sugere candidatura de Luiz Fux ao Senado após aposentadoria do STF

Valdemar Costa Neto sugere candidatura de Luiz Fux ao Senado após aposentadoria do STF

ocrente 1757721547
Spread the love

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou em entrevista à CNN que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá disputar uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro quando se aposentar da Corte.

“Ele vai se aposentar daqui dois anos e pode ser senador, mas não sei se ele tem interesse nisso”, declarou Valdemar. O magistrado, hoje com 72 anos, completará 75 em 2028, idade limite para permanecer no STF.

De acordo com o dirigente partidário, lideranças políticas fluminenses já manifestaram apoio a uma eventual candidatura de Fux. Valdemar revelou ter recebido ligações de aliados do Rio de Janeiro depois do voto do ministro no julgamento sobre a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Voto de Fux no STF

Na sessão de quarta-feira (10), que durou cerca de 14 horas, Fux defendeu a absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro de todas as acusações formuladas pela Procuradoria-Geral da República. Por outro lado, votou pela condenação do tenente-coronel Mauro Cid e do ex-ministro Walter Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

O ministro também se posicionou pela absolvição completa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin; do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; do general Augusto Heleno, ex-chefe do GSI; e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Valdemar classificou o voto de Fux como “uma verdadeira aula de direito” e disse acreditar que o posicionamento do ministro reforça o interesse de setores políticos em tê-lo como candidato. “O Bolsonaro está sendo injustiçado. Vai ser uma guerra daqui para frente”, concluiu.

Com informações de Direita Online