O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou em entrevista à CNN que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá disputar uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro quando se aposentar da Corte.
“Ele vai se aposentar daqui dois anos e pode ser senador, mas não sei se ele tem interesse nisso”, declarou Valdemar. O magistrado, hoje com 72 anos, completará 75 em 2028, idade limite para permanecer no STF.
De acordo com o dirigente partidário, lideranças políticas fluminenses já manifestaram apoio a uma eventual candidatura de Fux. Valdemar revelou ter recebido ligações de aliados do Rio de Janeiro depois do voto do ministro no julgamento sobre a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Voto de Fux no STF
Na sessão de quarta-feira (10), que durou cerca de 14 horas, Fux defendeu a absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro de todas as acusações formuladas pela Procuradoria-Geral da República. Por outro lado, votou pela condenação do tenente-coronel Mauro Cid e do ex-ministro Walter Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
O ministro também se posicionou pela absolvição completa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin; do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira; do general Augusto Heleno, ex-chefe do GSI; e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
Imagem: Internet
Valdemar classificou o voto de Fux como “uma verdadeira aula de direito” e disse acreditar que o posicionamento do ministro reforça o interesse de setores políticos em tê-lo como candidato. “O Bolsonaro está sendo injustiçado. Vai ser uma guerra daqui para frente”, concluiu.
Com informações de Direita Online