Home / Política / União Brasil reforça apoio a Antonio Rueda após críticas de Lula e marca reunião para decidir se deixa o governo

União Brasil reforça apoio a Antonio Rueda após críticas de Lula e marca reunião para decidir se deixa o governo

ocrente 1756357939
Spread the love

A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados divulgou, na noite desta quarta-feira (27), uma nota em defesa do presidente da legenda, Antonio Rueda. O comunicado reage às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a segunda reunião ministerial do ano, realizada na terça-feira (26).

No texto, os parlamentares afirmam que a convivência entre Poderes e partidos deve priorizar o fortalecimento da democracia, destacando “pluralidade” e “autonomia partidária” como fundamentos essenciais. Eles acrescentam que o diálogo e a estabilidade política são pontos centrais para o crescimento econômico do país.

O União Brasil ocupa hoje três pastas no Executivo federal — Turismo, Comunicações e Integração Regional. A nota dá ênfase aos resultados do ministro do Turismo, Celso Sabino, citando geração de empregos e impulso econômico no setor. Após o episódio no Palácio do Planalto, Sabino esteve na sede nacional do partido e se reuniu com Rueda para tentar reduzir o desgaste provocado pelas declarações de Lula.

Reunião marcada para 3 de setembro

A direção do União Brasil convocou um encontro em Brasília para 3 de setembro. Na pauta, estará a possibilidade de desembarcar do governo e o futuro dos três ministros filiados à sigla. A movimentação ocorre depois de Lula ter cobrado, na reunião ministerial, fidelidade de integrantes de partidos do Centrão. Aos ministros, o presidente afirmou que quem não se sentir confortável em defender publicamente o governo deve deixar o cargo.

Nos bastidores, a eventual saída simultânea de União Brasil e PP gera preocupação no Planalto, pois poderia reduzir o poder de articulação do governo no Congresso Nacional.

Com informações de Gazeta do Povo