O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UnB) aprovou por aclamação, na sexta-feira, 14 de novembro de 2025, a concessão do título de doutora honoris causa à ex-presidente da República Dilma Rousseff.
De acordo com a ata da reunião, a honraria será entregue em cerimônia cuja data ainda será definida. A proposta foi apresentada por docentes da instituição e destacou, entre outros pontos, a “defesa da democracia, da igualdade e da ciência como bens públicos emancipatórios”.
“Um gesto que engrandece a UnB, reafirma seu papel histórico e projeta sua missão para o futuro”, afirmou a professora Fátima Sousa, do Departamento de Saúde Coletiva, em declaração reproduzida pelo portal g1.
Trajetória
Com 77 anos, Dilma Rousseff é economista e participou dos grupos Colina e VAR-Palmares durante a ditadura militar, período em que foi presa e torturada entre 1970 e 1972. Nos dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, ocupou os ministérios de Minas e Energia e da Casa Civil, antes de assumir a Presidência da República em 2011.
Reeleita em 2014, teve o mandato interrompido pelo processo de impeachment em 2016. Nos dois últimos anos de seu governo, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016.
Desde 2023, Dilma preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos Brics.
Com informações de Gazeta do Povo