Home / Política / Presidente da Unafisco acusa STF de tentar “posar de vítima” ao investigar auditores da Receita

Presidente da Unafisco acusa STF de tentar “posar de vítima” ao investigar auditores da Receita

ocrente 1771499051
Spread the love

Brasília — O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Kleber Cabral, afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) age para “criar um discurso de vítima” ao mandar investigar o suposto vazamento de dados de ministros da Corte, de seus familiares e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Em entrevista publicada nesta quinta-feira (19/02/2026) pelo jornal O Globo, Cabral classificou as medidas autorizadas pelo relator Alexandre de Moraes como “intimidatórias” e “desproporcionais”. “Nossa leitura é que houve um método para gerar um falso positivo, construir a narrativa de que o STF foi atacado”, declarou.

Quatro servidores sob medidas restritivas

A decisão incluiu quatro servidores da Receita Federal no inquérito das fake news, aberto em 2019. Eles foram alvo de busca e apreensão, tiveram os sigilos bancário, fiscal e telemático quebrados, foram afastados das funções e passaram a usar tornozeleira eletrônica. Também estão proibidos de sair de suas cidades e de acessar os bancos de dados do órgão.

Cabral revelou ainda que auditores evitam fiscalizar autoridades receosos de retaliações. Segundo ele, a divulgação dos nomes dos investigados pelo STF reforçou esse clima de temor.

Entidade vê “bodes expiatórios”

Logo após a abertura da investigação, a Unafisco divulgou nota afirmando que os auditores da Receita Federal “não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais”. A associação lembrou episódio de 2019 em que dois servidores também foram afastados por determinação de Moraes e defendeu respeito ao devido processo legal, à presunção de inocência e à proporcionalidade das medidas.

O Supremo não se manifestou até o momento sobre as críticas da entidade.

Com informações de Gazeta do Povo