Home / Política / Trump convida Lula para integrar conselho que discutirá reconstrução da Faixa de Gaza

Trump convida Lula para integrar conselho que discutirá reconstrução da Faixa de Gaza

ocrente 1768688377
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou convite ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para participar do chamado Conselho da Paz, colegiado que deverá coordenar a administração provisória e a reconstrução da Faixa de Gaza. A carta foi encaminhada à embaixada do Brasil em Washington, segundo informações divulgadas por UOL e Globo.

O grupo, anunciado por Trump nesta semana, faz parte do plano norte-americano para consolidar o cessar-fogo entre Israel e Hamas. Além de Lula, foram convidados o presidente da Argentina, Javier Milei — que publicou imagem do convite em suas redes sociais —, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

De acordo com a proposta, o Conselho da Paz terá a tarefa de supervisionar temporariamente o território palestino e apoiar obras de infraestrutura após a série de ofensivas militares israelenses. O Palácio do Planalto ainda não confirmou se o presidente brasileiro aceitará a participação.

Sinais de reaproximação bilateral

O convite chega em meio a gestos de aproximação entre Brasília e Washington. Recentemente, os dois governos avançaram em negociações que resultaram na retirada de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros, como café e carnes. Além disso, os Estados Unidos removeram o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa da lista de sancionados pela Lei Magnitsky.

Valores esquecidos nos bancos

O Banco Central informou que os brasileiros têm R$ 10,025 bilhões em recursos esquecidos em bancos e outras instituições financeiras, segundo a atualização de novembro do Sistema de Valores a Receber (SVR). O órgão reforça que não há cobrança para consultas ou antecipação dos valores.

Até o momento, não há prazo divulgado para a primeira reunião do Conselho da Paz, nem detalhes sobre o formato de participação dos países convidados.

Com informações de Direita Online