O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou nesta terça-feira (10.fev.2026) que o vínculo entre o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva “está no tom certo” depois de um começo conturbado.
A avaliação foi feita por videoconferência durante o CEO Conference Brasil 2026, evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo. “Acho que, depois de um começo turbulento, os presidentes Trump e Lula estabeleceram uma boa relação. O que está acontecendo na América Latina é extremamente empolgante”, afirmou.
Bessent disse notar “muita boa vontade” do governo brasileiro na interlocução com Washington. Ele lembrou que Lula mantém tradição de bons relacionamentos com presidentes republicanos nos Estados Unidos e reforçou: “Agora estamos no tom certo com o presidente Trump”.
O secretário adiantou que, “nos próximos meses”, uma delegação formada por empresários brasileiros e representantes do governo deverá visitar Trump em Washington, possivelmente com a participação de Lula. Para ele, o encontro “pode ser marcante”.
A viagem já havia sido mencionada pelo próprio presidente brasileiro no dia 27 de janeiro, durante passagem pelo Panamá. Na ocasião, Lula manifestou intenção de ir à capital norte-americana no início de março para se reunir com Trump.
Além do panorama bilateral, Bessent comentou a política externa de Washington em relação à China, ressaltando que os Estados Unidos não buscam rompimento com Pequim, mas sim a redução de riscos estratégicos.
O CEO Conference Brasil 2026 reuniu executivos e autoridades para discutir cenários econômicos e políticos internacionais. Scott Bessent é considerado um dos aliados mais próximos do presidente Donald Trump.
Com informações de Gazeta do Povo