Home / Política / TCU encerra apuração sobre contratação de advogados italianos para caso Zambelli

TCU encerra apuração sobre contratação de advogados italianos para caso Zambelli

ocrente 1764842694
Spread the love

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira (3), arquivar o pedido que buscava investigar a Advocacia-Geral da União (AGU) pela contratação de advogados italianos encarregados de acompanhar o processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

A representação havia sido apresentada pelos deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Coronel Meira (PL-PE). Eles citavam reportagens segundo as quais o contrato teria custado cerca de R$ 200 mil.

Ao analisar o caso, o TCU considerou que as informações encaminhadas pela AGU demonstraram caráter de urgência suficiente para dispensar procedimentos licitatórios. O tribunal também apontou que a atuação do escritório contratado produziu “resultados relevantes” para o andamento das ações voltadas à extradição, não identificando indícios de irregularidades.

Zambelli está presa na Itália há três meses, após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão em regime fechado por participação em um esquema de inserção de documentos falsos na base do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao lado do hacker Walter Delgatti Neto. O STF também determinou a perda do mandato, mas a execução dessa medida cabe à Câmara dos Deputados.

Com o arquivamento do processo, o TCU dá como encerrada a investigação sobre a legalidade e a economicidade do contrato firmado pela AGU com o escritório de advocacia italiano.

Com informações de Gazeta do Povo