Brasília – Levantamento nacional do Instituto Veritá, realizado em 6 e 7 de dezembro de 2025, indica que o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) é considerado o candidato mais competitivo da direita para a disputa presidencial de 2026. Entre os entrevistados, 38,9 % apontam Tarcísio como o nome mais forte, seguido por Michelle Bolsonaro (PL), com 20,9 %, e pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), citado por 18,4 %.
Cenários de segundo turno
O estudo também simulou confrontos diretos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT):
Flávio Bolsonaro x Lula
– Lula: 39,8 % das intenções de voto totais
– Flávio: 39,2 %
A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Nos votos válidos, o petista alcançaria 50,4 % e o senador, 49,6 %.
Tarcísio de Freitas x Lula
– Tarcísio: 44,9 % das intenções de voto totais
– Lula: 40,3 %
Nesse cenário, Tarcísio supera o presidente fora da margem de erro. Considerando apenas votos válidos, o placar seria 52,7 % a 47,3 % a favor do governador.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.519 pessoas em todo o país, possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95 %. Este é o primeiro levantamento divulgado após Flávio Bolsonaro confirmar publicamente sua pré-candidatura; o último estudo disponível havia sido feito pelo Datafolha antes do anúncio.
Flávio reafirma pré-candidatura
Apesar de especulações sobre uma eventual desistência, Flávio Bolsonaro reforçou nas redes sociais que mantém a intenção de disputar o Planalto. Em entrevista à TV Record, reproduzida no X (antigo Twitter), declarou: “Meu preço é Jair Bolsonaro livre e na urna. Ou seja, não tem preço”. O senador acrescentou que sua pré-candidatura “representa grande parte da população brasileira que não aceita mais essa quantidade de desmandos”.
Com informações de Direita Online