Home / Política / Tarcísio adia viagem para articular anistia e solicita ao STF permissão para visitar Bolsonaro

Tarcísio adia viagem para articular anistia e solicita ao STF permissão para visitar Bolsonaro

ocrente 1757974616
Spread the love

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), postergou a ida que faria a Brasília nesta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, para intensificar articulações em favor de uma anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Paralelamente, o chefe do Executivo paulista apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal contra o ex-mandatário, encaminhou a solicitação à defesa de Bolsonaro para que se manifeste antes de eventual decisão.

Defesa de anistia e críticas ao STF

Em 7 de setembro, durante manifestação pró-Bolsonaro na Avenida Paulista, Tarcísio voltou a defender a anistia e chamou Moraes de “tirano”. Desde o início do julgamento que resultou na condenação do ex-presidente, o governador tem buscado apoio em Brasília para aprovar o benefício.

Bolsonaro foi sentenciado na semana passada a 27 anos e 3 meses de prisão, além de multa, por suposta tentativa de golpe de Estado. A oposição defende uma anistia ampla, geral e irrestrita, proposta que encontra resistência do governo federal e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que elabora texto alternativo.

Com Bolsonaro inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmada pela Primeira Turma do STF, Tarcísio é apontado como principal nome da direita para a eleição presidencial de 2026.

Visitas autorizadas a Bolsonaro

Também nesta segunda-feira (15), Moraes liberou a visita do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e de outros aliados ao ex-chefe do Executivo. Além disso, autorizou a entrada de 16 pessoas na residência de Bolsonaro para um grupo de oração conduzido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na quarta-feira (17). Segundo o ministro, o direito à assistência religiosa é garantido a todos os presos.

Agenda de visitas

Visitas já autorizadas na semana passada

  • Senador Carlos Portinho (PL-RJ): terça-feira (16), 10h às 18h;
  • Senador Marcos Rogério (PL-RO): quarta-feira (17), 10h às 18h;
  • Deputado federal Sanderson (PL-RS): quinta-feira (18), 10h às 18h;
  • Vice-presidente do PL em Rondônia, Bruno Scheid: sexta-feira (19), 10h às 18h.

Visitas autorizadas nesta segunda-feira (15)

  • Ex-ministro Adolfo Sachsida: sexta-feira (19), 9h às 18h;
  • Deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), relator do PL da Anistia: segunda-feira (22), 9h às 18h;
  • Senador Rogério Marinho: terça-feira (23), 9h às 18h;
  • Líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ): quarta-feira (24), 9h às 18h;
  • Presidente do PL, Valdemar Costa Neto: quinta-feira (25), 9h às 18h;
  • Senador Wilder Morais (PL-GO): sexta-feira (26), 9h às 18h.

Com a agenda de articulações em Brasília suspensa, Tarcísio aguarda agora o posicionamento do STF sobre seu pedido de visita ao ex-presidente.

Com informações de Gazeta do Povo