Home / Política / STF suspende maioria das medidas cautelares contra Marcos do Val após recurso do Senado

STF suspende maioria das medidas cautelares contra Marcos do Val após recurso do Senado

ocrente 1756532519
Spread the love

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta sexta-feira (29/08/2025) a maior parte das restrições impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), atendendo a um recurso encaminhado pelo Senado Federal.

Com a decisão, foram liberados os bens, contas e investimentos do parlamentar, além da revogação do uso de tornozeleira eletrônica, da obrigação de permanecer na comarca e do recolhimento domiciliar noturno.

Permanecem em vigor apenas a apreensão do passaporte e a proibição de deixar o país. A partir de agora, Marcos do Val também volta a utilizar redes sociais, mas estará sujeito a multa de R$ 20 mil por publicação caso o STF considere que o conteúdo propague “desinformação ou ataques às instituições democráticas”.

Moraes determinou que instituições financeiras e órgãos competentes confirmem ao STF, em até 24 horas, o desbloqueio das verbas parlamentares.

O pedido de revisão foi protocolado nesta semana pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Desde que as cautelares foram impostas, parlamentares da oposição cobravam uma resposta da Mesa Diretora.

Em pronunciamento no plenário, Alcolumbre informou ter discutido o caso por cerca de duas horas com sua equipe jurídica antes de apresentar o recurso ao Supremo.

Com a decisão de Moraes, apenas as restrições ligadas à saída do país continuam válidas para o senador.

Com informações de Gazeta do Povo