Home / Política / STF forma maioria para abrir ação penal contra Eduardo Bolsonaro por suposta coação

STF forma maioria para abrir ação penal contra Eduardo Bolsonaro por suposta coação

ocrente 1763148683
Spread the love

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria, na tarde desta sexta-feira (14/11/2025), para transformar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em réu pelo crime de coação no curso do processo que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O relator, ministro Alexandre de Moraes, aceitou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo Moraes, há prova de materialidade e indícios suficientes de autoria, entre eles a suposta ameaça representada pela articulação de sanções do governo dos Estados Unidos contra o Brasil.

Os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o voto do relator, estabelecendo placar de 3 a 0. Falta apenas o voto da ministra Cármen Lúcia. O julgamento ocorre no plenário virtual e está previsto para terminar em 25 de novembro.

Como a Primeira Turma está temporariamente com quatro integrantes, devido à transferência de Luiz Fux para a Segunda Turma, são necessários três votos para o recebimento da denúncia. Com a maioria já formada, Eduardo Bolsonaro passa a responder como réu se o resultado for mantido até o fim da sessão virtual.

Com informações de Gazeta do Povo