Home / Política / STF anula lei de Mato Grosso que exigia idade mínima de 25 anos para concursos da magistratura

STF anula lei de Mato Grosso que exigia idade mínima de 25 anos para concursos da magistratura

ocrente 1766424855
Spread the love

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por unanimidade, a lei do Estado de Mato Grosso que determinava idade mínima de 25 anos para a inscrição em concursos públicos de juiz estadual. O julgamento foi realizado em plenário virtual e encerrado no sábado, 20 de dezembro.

A norma estadual foi questionada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.793, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). No processo, a PGR sustentou que apenas a União, mediante proposta do Poder Judiciário, pode legislar sobre o Estatuto da Magistratura. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso defendia a autonomia estadual para fixar requisitos.

Relator do caso, o ministro Nunes Marques observou que a Constituição Federal reserva à lei complementar de iniciativa do STF a competência para tratar das regras da carreira, entre elas o ingresso por concurso público. Ele destacou ainda o princípio da uniformização da magistratura, pelo qual todos os magistrados do país devem seguir parâmetros idênticos.

A decisão atinge apenas a lei mato-grossense e não interfere nos critérios constitucionais que balizam o ingresso nos tribunais superiores. A Carta Magna estabelece idade mínima de 35 anos e máxima de 70 anos para nomeações ao STF e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O plenário reconheceu a inconstitucionalidade formal da lei estadual, isto é, considerou que o Estado não tinha competência para legislar sobre a matéria. As regras gerais sobre magistrados continuam a ser disciplinadas pela Lei Orgânica da Magistratura (Loman), de alcance nacional.

Com informações de Gazeta do Povo