Home / Política / STF dá 15 dias para governo do Rio entregar vídeos de megaoperação que matou 122 pessoas

STF dá 15 dias para governo do Rio entregar vídeos de megaoperação que matou 122 pessoas

ocrente 1770348865
Spread the love

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo do Rio de Janeiro envie, em até 15 dias, todas as imagens registradas durante a megaoperação realizada em outubro nos complexos da Penha e do Alemão. O material deverá ser encaminhado à direção da Polícia Federal.

Batizada de Operação Contenção, a ação tinha como alvo o Comando Vermelho e é considerada a mais letal da história fluminense: 122 pessoas morreram, entre elas cinco policiais.

A decisão de Moraes foi tomada nesta quarta-feira (4), nos autos da ADPF 635, conhecida como ADPF das Favelas. O ministro afirmou que as manifestações apresentadas por órgãos públicos e entidades civis apresentam informações “por vezes contraditórias” e que ainda são necessários esclarecimentos complementares sobre a operação e o cumprimento de decisões anteriores do STF.

Outras determinações

No mesmo despacho, Moraes fixou prazo de cinco dias para que:

  • o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informe o estágio da análise do Plano Estratégico de Reocupação Territorial, entregue pelo governo do Rio em 22 de dezembro de 2025;
  • o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) detalhe sua participação em todas as fases da operação, explicando por que o controle externo foi exercido pelo Gaeco e não pelo Gaesp.

O Gaesp é o setor do MPRJ responsável por vigiar o cumprimento de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, como o Caso Nova Brasília, e do próprio STF, incluindo a ADPF 635. O Ministério Público deverá indicar o protocolo adotado para atender à decisão do Supremo, listando os membros responsáveis e as ações já executadas.

Após o envio das informações, Moraes deverá avaliar se o Estado e os demais órgãos cumpriram corretamente as diretrizes fixadas pelo STF para operações policiais em comunidades.

Com informações de Gazeta do Povo