Home / Política / Sóstenes Cavalcante se encontra com Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo nos Estados Unidos

Sóstenes Cavalcante se encontra com Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo nos Estados Unidos

ocrente 1758853900
Spread the love

Washington (EUA) – O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), reuniu-se nesta quinta-feira (25) com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo. O encontro ocorreu nos Estados Unidos e foi divulgado por Eduardo em suas redes sociais, acompanhado da legenda “Todos pela anistia”.

Após a publicação, Figueiredo usou o X (antigo Twitter) para negar reportagem que apontava um “puxão de orelha” de Sóstenes em Eduardo. “O desespero agora parece ser que Eduardo Bolsonaro tomou uma enquadrada e que está atrapalhando e isolado”, escreveu o jornalista, classificando a informação como falsa.

Articulação por anistia

Eduardo Bolsonaro defende uma anistia “ampla, geral e irrestrita” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A Câmara aprovou regime de urgência para acelerar a análise do projeto, hoje apelidado de “PL da Dosimetria”, mas o relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) já descartou a anistia ampla.

Sem consenso sobre o alcance do benefício, Paulinho também avisou que o texto não será votado na próxima terça-feira (30). Ele afirmou que ainda precisa conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), antes de definir nova data.

Pressão internacional

Paralelamente, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo atuam junto ao governo dos Estados Unidos para que sejam aplicadas sanções, com base na Lei Magnitsky, contra autoridades brasileiras. O principal alvo é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, responsável pelos inquéritos sobre a tentativa de golpe de Estado e os atos de 8 de janeiro.

Em julho, o governo Donald Trump incluiu Moraes na lista Magnitsky e revogou vistos de seus aliados e familiares. Na última segunda-feira (22), a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, também passou a figurar na relação.

Denúncia da PGR

No mesmo dia 22, a Procuradoria-Geral da República denunciou Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por suposta coação em processo judicial. Segundo a PGR, os dois teriam articulado iniciativas para interferir em procedimentos legais a fim de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o próprio Figueiredo.

Até o momento, não houve manifestação pública de Jair Bolsonaro sobre o encontro de Sóstenes, Eduardo e Figueiredo nos Estados Unidos.

Com informações de Gazeta do Povo