Home / Política / Soraya Thronicke afirma no Senado que Haddad é “mais liberal” que Paulo Guedes

Soraya Thronicke afirma no Senado que Haddad é “mais liberal” que Paulo Guedes

ocrente 1760536115
Spread the love

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) declarou nesta terça-feira (14) que considera o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), “mais liberal” do que o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, que ocupou o cargo entre 2019 e 2022 no governo Jair Bolsonaro (PL).

A afirmação foi feita durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Dirigindo-se a Haddad, a parlamentar afirmou:

“Eu digo sempre, não sei se Vossa Excelência já ouviu, que considero Vossa Excelência mais liberal do que Paulo Guedes. Considero este governo mais liberal do que o de Paulo Guedes”.

Mudança de conceito sobre liberalismo

Soraya explicou que sua percepção sobre liberalismo evoluiu ao longo dos anos e defendeu um “Estado mínimo necessário”, sem a retirada completa da presença estatal em áreas consideradas estratégicas. “Não é Estado mínimo total, não é ausência de Estado”, frisou.

A senadora criticou a condução da política econômica no governo anterior. “Sou uma liberal à la brasileira, porque não dá para ser totalmente liberal. Precisamos manter certos setores e não vender tudo a preço de banana”, afirmou.

Privatizações seletivas

Thronicke disse concordar com Haddad sobre a necessidade de privatizar apenas empresas estatais que apresentem prejuízo ou funcionem como “cabide de emprego”. Ela solicitou que o ministro encaminhe uma lista dessas estatais ao Congresso.

Relembro da MP da Liberdade Econômica

A parlamentar recordou seu papel como relatora revisora da Medida Provisória da Liberdade Econômica, aprovada em 2019, e lamentou que o texto tenha sido “desidratado” na Câmara dos Deputados antes de ser sancionado. Soraya disse ainda que o então presidente Jair Bolsonaro prometeu enviar uma segunda MP sobre o tema, compromisso que, segundo ela, não foi cumprido.

Fernando Haddad não respondeu diretamente à comparação com Paulo Guedes durante a audiência.

Com informações de Direita Online