Home / Política / Pressão após derrota de MP faz Senado postergar análise da LDO de 2025

Pressão após derrota de MP faz Senado postergar análise da LDO de 2025

ocrente 1760467870
Spread the love

A votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, prevista para esta terça-feira (14), foi adiada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) para a tarde de quarta-feira (15). O recuo ocorreu a pedido do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

O texto em discussão é o PLN 2/2025, relatado pelo deputado Gervásio Maia (PSB-PB). Segundo o presidente da CMO, senador Efraim Filho (União-PB), o Executivo pode propor ajustes no relatório final em razão da caducidade da Medida Provisória 1.303/2025, a chamada “MP da Taxação”. A medida, que deixaria R$ 17 bilhões extras nos cofres públicos, perdeu a validade em 8 de outubro, gerando frustração de receita para o governo.

Efraim Filho explicou que Haddad solicitou tempo para avaliar se o Palácio do Planalto enviará alterações ao projeto. “Se houve frustração de arrecadação, é importante que o governo saiba que ela se deu no voto. Foi uma decisão do Congresso”, afirmou o senador.

Apesar do adiamento na CMO, a votação da LDO no Plenário do Congresso Nacional está mantida para quinta-feira (16), às 10h. Na mesma sessão, os parlamentares também devem analisar o veto parcial 9/2025, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

Com informações de Gazeta do Povo