A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) montou uma operação especial para o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O esquema começa neste sábado (6) e se estende até domingo (7), quando ocorre a cerimônia.
O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). O reforço na segurança ocorre em meio ao julgamento, na Corte, do ex-presidente Jair Bolsonaro pela suposta tentativa de golpe em 2022.
Bloqueios e revistas
A Esplanada será bloqueada já a partir das 17h de sábado. Barreiras físicas serão instaladas e o público só poderá acessar a área do desfile após revista em pontos como a via S1, ao lado da Catedral, e nas escadarias dos ministérios. A Praça dos Três Poderes ficará com acesso restrito, enquanto gradis protegerão prédios públicos contra possíveis atos de vandalismo.
“Cidade Policial” e tecnologia
Uma estrutura temporária batizada de “Cidade Policial” foi erguida ao lado do Museu da República. No local, funcionarão comandos móveis das forças de segurança e reforço a unidades como a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). A Polícia Civil também instalará uma delegacia móvel para registrar ocorrências e bloquear celulares furtados ou roubados.
O monitoramento contará com drones e câmeras que enviarão imagens em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O Corpo de Bombeiros empregará uma Plataforma de Observação Elevada equipada com câmeras fixas, térmicas e giratórias, capazes de alcançar 15 metros de altura. Outras seis câmeras móveis serão instaladas em viaturas.
Alterações no trânsito
O tráfego sofrerá mudanças importantes. Das 17h de sábado em diante, a via S1, na altura da Catedral, e a N1, entre o 1.º Grupamento de Bombeiro Militar e a L2 Norte, estarão fechadas. Às 23h, o bloqueio avançará até a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom
No domingo, às 4h, a S2 será interditada entre o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR). O trecho do 1.º Grupamento de Bombeiros até a Ponte JK ficará liberado apenas para veículos que participam do cortejo militar.
Segundo a SSP-DF, tropas especializadas, policiamento ostensivo e o apoio tecnológico visam garantir a segurança de autoridades e do público durante toda a programação cívico-militar.
Com informações de Gazeta do Povo