Home / Política / Relator busca reunião entre Jorge Messias e Davi Alcolumbre antes de sabatina no Senado

Relator busca reunião entre Jorge Messias e Davi Alcolumbre antes de sabatina no Senado

ocrente 1764354892
Spread the love

Brasília – O senador Weverton Rocha (PDT-MA), responsável por relatar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (28) que articula um encontro entre o indicado e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), antes da sabatina marcada para 10 de dezembro.

Alcolumbre resiste à escolha feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendia o nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Mesmo assim, Weverton garante que pretende “fazer a ponte” a fim de diminuir a tensão entre o Planalto e o comando do Senado.

“Não há qualquer resistência ao Messias, ele cumpre todos os requisitos. Em momento algum Alcolumbre me pediu algo contra o relatório. Vou trabalhar para que eles se encontrem em breve”, declarou o relator ao jornal O Globo.

Corpo-a-corpo com senadores

Messias confirmou que tenta contato com Alcolumbre. “Gosto muito do presidente Alcolumbre, estou tentando falar com ele; no momento certo ele vai me atender”, disse o indicado, que vem percorrendo gabinetes em busca de votos para aprovação, tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no plenário.

Tensão política

A indicação sem consulta prévia a Alcolumbre desencadeou reação do senador. Desde então, ele articulou a votação de uma pauta que pode gerar gasto de R$ 20 bilhões em dez anos ao governo e liderou a derrubada da maioria dos vetos presidenciais à flexibilização da Lei de Licenciamento Ambiental. O parlamentar nega retaliação e sustenta estar apenas exercendo sua prerrogativa constitucional.

A crise também ficou evidente na última quarta-feira (26), quando Alcolumbre não compareceu à cerimônia no Palácio do Planalto que sancionou a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil. Apesar da ausência, Lula agradeceu publicamente ao senador e ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pelo apoio unânime ao projeto.

Weverton Rocha, declarado aliado de Lula, reiterou que seu parecer será favorável a Messias e que “se Lula indica, automaticamente tem meu apoio”.

Com informações de Gazeta do Povo