Home / Política / PSOL solicita prisão de Alexandre Ramagem ao STF por suposto risco de fuga aos Estados Unidos

PSOL solicita prisão de Alexandre Ramagem ao STF por suposto risco de fuga aos Estados Unidos

ocrente 1763608845
Spread the love

O PSOL protocolou nesta quarta-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de prisão imediata do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), alegando “risco de fuga”. O requerimento foi assinado pelo deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) após reportagem do portal PlatôBR informar que o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estaria em Miami, nos Estados Unidos.

Condenado a 16 anos de reclusão por tentativa de golpe de Estado, Ramagem integra o chamado “núcleo crucial” de réus que, por decisão do STF, não podem sair do país e devem manter os passaportes retidos. O acórdão também impede contato entre os investigados.

Segundo a publicação citada pelo PSOL, o parlamentar estaria hospedado com a família em um condomínio de luxo em North Miami e encontra-se de licença médica até 12 de dezembro. No sistema da Câmara, porém, Ramagem ainda figura como “em exercício” e chegou a votar remotamente, na terça-feira (18), o projeto de lei antifacção. O voto a distância foi liberado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), desde o início da COP30, em Belém (PA).

Henrique Vieira também encaminhou o pedido de prisão ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Para o parlamentar, a viagem “configura risco de fuga ou impedimento de execução penal”, já que a ação está nas etapas finais e, na semana passada, a Primeira Turma do STF rejeitou os recursos apresentados pelos condenados.

O PSOL aponta ainda falta de confirmação sobre a devolução dos passaportes de Ramagem, o que reforçaria a possibilidade de evasão. Até o momento, não houve manifestação pública do deputado ou de sua defesa sobre o pedido.

Com informações de Gazeta do Povo