Brasília — A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a recuar em dezembro de 2025, segundo pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (9). O levantamento mostra que 52% dos entrevistados desaprovam a forma como o chefe do Executivo conduz o país, enquanto 42% aprovam.
Opinião sobre a gestão
O índice de insatisfação também aparece na classificação geral do governo: 40% consideram a administração federal “ruim” ou “péssima”, ao passo que 30% a avaliam como “ótima” ou “boa”.
Confiança no presidente
A confiança pessoal em Lula segue em queda. De acordo com a pesquisa, 56% dizem não confiar no presidente, contra 40% que afirmam confiar.
Percepção da economia
A economia é apontada como um dos principais fatores de descontentamento. Para 38% dos entrevistados, a situação econômica do país está pior do que há seis meses, enquanto 30% observam melhora. Olhando para o futuro, 34% acreditam que a economia estará pior dentro de seis meses, e 35% esperam um cenário melhor.
Expectativas versus realidade
O levantamento indica ainda que 43% avaliam o governo como pior do que esperavam antes do início do mandato, 31% dizem estar dentro do previsto e 24% consideram melhor que o esperado.
Metodologia
A pesquisa Ipsos-Ipec foi realizada entre 4 e 8 de dezembro, com 2.000 entrevistas presenciais em 131 municípios brasileiros. A margem de erro é de até dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Com informações de Gazeta do Povo