Home / Política / Pena de 27 anos imposta a Bolsonaro supera condenações de traficantes e homicidas conhecidos

Pena de 27 anos imposta a Bolsonaro supera condenações de traficantes e homicidas conhecidos

ocrente 1757686449
Spread the love

A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que aplicou 27 anos e 3 meses de prisão a Jair Bolsonaro, apontado pela Corte como líder do chamado “núcleo crucial” de uma tentativa de golpe, colocou o ex-presidente acima de traficantes e autores de homicídios de grande repercussão em termos de tempo de pena.

Comparação com outros casos criminais

O tempo de prisão estipulado para Bolsonaro se aproxima do aplicado a Elias Maluco, integrante do Comando Vermelho condenado a 28 anos pelo sequestro, tortura e morte do jornalista Tim Lopes em 2002.

Outros condenados famosos receberam penas inferiores às do ex-presidente:

  • Antônio Marcos Pimenta Neves – 19 anos e 2 meses pelo assassinato da jornalista Sandra Gomide (2006).
  • Elize Matsunaga – 16 anos e 3 meses por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga (pena reduzida pelo STJ em 2019).
  • “Celsinho da Vila Vintém” – 18 anos em 2008 por tráfico de drogas e associação para o tráfico; fundador da facção Amigos dos Amigos.
  • Mizael Bispo de Souza – 22 anos e 8 meses pelo homicídio de Mércia Nakashima, com aumento da pena decidido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 2017.
  • Bruno Fernandes de Souza (goleiro Bruno) – 20 anos e 9 meses, após redução em 2017, pelo homicídio de Eliza Samudio, sequestro e ocultação de cadáver.

A dosimetria aplicada aos oito réus do processo no STF, destacadamente a Bolsonaro, tem sido alvo de questionamentos de juristas e aliados do ex-presidente. No julgamento, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e dos demais integrantes da Turma, apontando, entre outros pontos, supostas violações ao direito de defesa.

Além de Bolsonaro, sete acusados ligados ao mesmo núcleo foram sentenciados pelo Supremo em 11 de setembro.

Com informações de Gazeta do Povo