Todos os viajantes que passarem pela área internacional do Aeroporto Internacional de Belém terão seus passaportes carimbados com um selo especial da COP30 até 31 de dezembro. A ação também engloba chefes de Estado e delegações oficiais que desembarcarem na Base Aérea de Belém.
O carimbo, lançado em outubro, exibe o logotipo oficial do evento e a inscrição “COP 30 Brasil Amazônia Belém 2025”. De acordo com o governo do Pará, o símbolo destaca a abertura da Amazônia para o mundo e reforça o papel do estado como sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Polícia Federal. A COP30 está programada para ocorrer de 10 a 21 de novembro de 2025, reunindo representantes de quase 200 países na capital paraense.
O uso de carimbos comemorativos segue tradições adotadas em eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a COP29, em Baku (Azerbaijão). Apesar do caráter simbólico, a prática tem perdido espaço em aeroportos no mundo todo com a adoção de controles migratórios digitais. Desde outubro, 29 países europeus passaram a substituir o carimbo físico pelo Sistema de Entrada e Saída (EES), que registra viagens por meio de dados biométricos — mudança prevista para ser concluída até abril de 2026 em nações como França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Espanha.
Com informações de Direita Online