Home / Política / Deputado chama de “desastre total” desfile que exaltou Lula e satirizou famílias conservadoras

Deputado chama de “desastre total” desfile que exaltou Lula e satirizou famílias conservadoras

ocrente 1771430697
Spread the love

Rio de Janeiro – O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) classificou como “desastre total” o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que no fim de semana de Carnaval prestou homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e incluiu uma ala que ironizava famílias conservadoras.

Em entrevista ao SBT News nesta quarta-feira (18), o parlamentar afirmou que o enredo “aprofundou a distância” entre a esquerda e a comunidade evangélica. “Foi uma pá de cal em qualquer diálogo com os evangélicos. É um ataque deliberado às famílias”, declarou, acrescentando que “fica difícil acreditar que Lula não soubesse que haveria essa ala”.

Otoni atribuiu à postura do PT o avanço da rejeição do segmento religioso ao campo progressista. Segundo ele, atitudes consideradas arrogantes “empurram os evangélicos para a direita” e consolidam a resistência ao partido.

Reação imediata

Parlamentares da oposição divulgaram fotos e vídeos ao lado de suas famílias nas redes sociais, numa tentativa de rebater a narrativa mostrada na Sapucaí. Além dos políticos, entidades religiosas e civis também se manifestaram.

A Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Frente Parlamentar Católica criticaram o desfile. Esta última afirmou que cobrará providências dos órgãos competentes e pedirá eventual responsabilização se forem constatadas irregularidades.

Em nota, a Arquidiocese pediu “mais respeito à liberdade religiosa”, lembrando que as confissões de fé presentes na cidade têm papel relevante na promoção da solidariedade, da educação e do cuidado com os mais vulneráveis. “A fé continua ocupando um lugar essencial na vida social”, registrou o texto.

O desfile ocorreu enquanto Lula assistia às apresentações no Sambódromo ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Com informações de Gazeta do Povo