Home / Política / Opositor venezuelano acusa Lula de “armadilha” ao se oferecer para mediar crise entre EUA e Maduro

Opositor venezuelano acusa Lula de “armadilha” ao se oferecer para mediar crise entre EUA e Maduro

ocrente 1761763752
Spread the love

Brasília – O engenheiro e ativista venezuelano Alejandro Peña Esclusa classificou como “armadilha” a oferta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para intermediar o conflito diplomático entre o governo dos Estados Unidos e o regime de Nicolás Maduro. A crítica foi publicada nesta terça-feira (28) no site conservador norte-americano Voz, voltado à comunidade latina.

Lula apresentou a proposta de mediação ao presidente americano Donald Trump durante encontro no último domingo (26), na Malásia. A conversa ocorreu em meio ao aumento da tensão causado pela operação militar dos EUA contra o narcotráfico no mar do Caribe, próxima à costa da Venezuela.

“Ganhando tempo para Maduro”

No artigo intitulado “Lula prepara uma armadilha para Donald Trump”, Peña Esclusa afirma que o presidente brasileiro tenta “ganhar tempo” para favorecer o “narco-ditador Nicolás Maduro”. Ele lembra que Lula é fundador do Foro de São Paulo e, segundo o opositor, tornou-se “líder máximo” do grupo após as mortes de Fidel Castro e Hugo Chávez.

Peña Esclusa também recorda a postura de Lula diante da eleição venezuelana de 28 de julho de 2024, contestada por fraudes pela oposição. Na ocasião, Brasil, Colômbia e México se ofereceram para mediar um diálogo interno, o que, para o opositor, serviu apenas para “reprimir ferozmente a dissidência” e manter Maduro no poder.

Trajetória do crítico

Alejandro Peña Esclusa concorreu à presidência da Venezuela em 1998 e foi preso pelo chavismo entre 2010 e 2011. Desde então, atua no exterior denunciando o governo venezuelano e seus aliados regionais.

Nem o Palácio do Planalto nem a Casa Branca comentaram as declarações do opositor até a publicação desta reportagem.

Com informações de Gazeta do Povo