Home / Política / Oficiais de Justiça tentam localizar liquidante do Banco Master antes do Natal, aponta jornal

Oficiais de Justiça tentam localizar liquidante do Banco Master antes do Natal, aponta jornal

ocrente 1767012549
Spread the love

Dois oficiais de Justiça estiveram na sede do Banco Master, em São Paulo, pouco antes do feriado de Natal em busca do liquidante da instituição, Eduardo Félix Bianchini, segundo publicação da Folha de S.Paulo. O movimento ocorreu em meio às disputas judiciais que tratam da liquidação extrajudicial do banco.

Bianchini, servidor aposentado do Banco Central (BC) e nomeado pela autoridade monetária para conduzir a liquidação do Master — controlado pelo empresário Daniel Vorcaro —, não foi encontrado. De acordo com o jornal, ele estava fora da capital paulista, passando o período de festas com a família.

A ida dos oficiais alimentou a expectativa de que o liquidante possa ser formalmente intimado a prestar esclarecimentos nos próximos dias. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, nega ter autorizado qualquer diligência para intimar Bianchini.

Disputa no STF e no TCU

A defesa de Vorcaro tenta reverter a liquidação por meio de ações no STF e no Tribunal de Contas da União (TCU). Os advogados alegam que o Banco Central teria se valido do liquidante para colher dados internos da instituição após o decreto de liquidação.

Paralelamente, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, solicitou ao BC explicações sobre possíveis indícios de precipitação na intervenção. O processo corre sob sigilo, e especialistas veem a atuação conjunta de STF e TCU como fora do padrão.

Próxima acareação

Para terça-feira, 30 de dezembro, está marcada acareação determinada por Toffoli entre Vorcaro e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), com participação de um diretor do Banco Central.

O Banco Master contratou um escritório de advocacia ligado à família do ministro Alexandre de Moraes, também do STF, para sua defesa no caso.

Com informações de Gazeta do Povo