O Banco Central do Brasil aprovou, nesta quarta-feira (26), a indicação de Nelson Antônio de Souza para a presidência do Banco de Brasília (BRB). A nomeação foi feita pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Nelson de Souza, atual vice-presidente da bandeira de cartões Elo, já liderou a Caixa Econômica Federal no governo Michel Temer (MDB) e presidiu o Banco do Nordeste durante a gestão Dilma Rousseff (PT). Com o aval do Banco Central, ele assume imediatamente o comando do BRB.
Em nota, o novo presidente afirmou que pretende “defender o BRB” e trabalhar com os mais de cinco mil funcionários do conglomerado para manter a instituição “forte, sólida e motivo de orgulho para a população de Brasília”. Segundo ele, será promovido um “choque de gestão” em parceria com os órgãos de controle, sempre observando a legislação vigente.
Vaga aberta por afastamento judicial
A presidência ficou vaga após o afastamento de Paulo Henrique Costa, determinado pela Justiça no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga a compra de carteiras de crédito supostamente fraudulentas do Banco Master. A Polícia Federal estima que o rombo possa chegar a R$ 13 bilhões.
Como parte da operação, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. No mesmo dia, a Polícia Federal prendeu o proprietário da instituição, Daniel Vorcaro, no aeroporto de Guarulhos (SP), quando ele se preparava para embarcar para Dubai. A defesa de Vorcaro alega que a viagem tinha caráter profissional, sem intenção de fuga.
Posicionamento do BRB
Em comunicado, o BRB reiterou que sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, fornecendo informações regulares ao Ministério Público Federal e ao Banco Central. O banco destacou que não houve prisões em sua sede e que a decisão judicial determinou apenas o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro por 60 dias. A instituição afirma seguir operando normalmente, preservando a segurança das operações e dos clientes.
Com informações de Gazeta do Povo