Home / Política / MPF instaura novo inquérito contra Bolsonaro por violência política de gênero

MPF instaura novo inquérito contra Bolsonaro por violência política de gênero

ocrente 1760781725
Spread the love

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suspeita de violência política de gênero.

A apuração foi instaurada pela Procuradoria da República no Distrito Federal após representação encaminhada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

O procedimento tem como ponto de partida declarações feitas por Bolsonaro em março deste ano, durante conversa informal com amigos em Angra dos Reis (RJ), registrada no feriado de Carnaval. No vídeo, divulgado por seu filho Renan Bolsonaro (PL-SC), o ex-presidente afirma: “Não tem mulher bonita petista, só feia” e, em outro momento, relata que, ao ser xingado por uma mulher em aeroporto, pensou: “Nossa, mãe. Inco.”

Na representação, o CNDH sustenta que as falas reforçam estereótipos machistas e discriminam mulheres por motivações políticas, caracterizando violência simbólica e política. “A violência política de gênero é uma das formas mais perversas de silenciamento das mulheres na vida pública”, declarou a presidente do Conselho, Charlene Borges.

O CNDH solicitou que o MPF reconheça a violação dos direitos coletivos das mulheres e adote medidas de prevenção e combate às manifestações de violência de gênero em ambientes políticos e sociais.

O despacho que determinou a abertura do inquérito foi assinado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.

Com informações de Direita Online