Home / Política / Moraes aciona PGR sobre pedido de reforço policial na casa de Jair Bolsonaro

Moraes aciona PGR sobre pedido de reforço policial na casa de Jair Bolsonaro

ocrente 1756187862
Spread the love

Brasília — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitação para que se manifeste, em até cinco dias, sobre o reforço do policiamento na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O despacho, emitido nesta segunda-feira (25), atende a um ofício da Polícia Federal (PF) e está inserido na ação penal que apura a suposta tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. O julgamento do processo, que tem Bolsonaro e mais sete acusados, está previsto para começar em 2 de setembro.

Pedido da Polícia Federal

No documento enviado ao STF, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, solicita “aumento urgente e discreto” da vigilância ostensiva no entorno da casa do ex-presidente, além da manutenção e do monitoramento contínuo do sistema eletrônico de segurança, que inclui a tornozeleira usada por Bolsonaro.

Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, a PF identificou indícios de que o ex-chefe do Executivo poderia tentar se refugiar na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília — situada a cerca de dez minutos de sua residência — para pedir asilo político.

Réus no processo

Além de Jair Bolsonaro, respondem no mesmo processo o deputado federal Alexandre Ramagem, o almirante Almir Garnier Santos, o ex-ministro Anderson Torres, o general Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o general Paulo Sérgio Nogueira e o general Walter Braga Netto.

Prisão domiciliar

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, em Brasília, com uso de tornozeleira eletrônica. Ele pode receber apenas familiares e advogados, e qualquer outra visita depende de autorização judicial.

Com informações de Gazeta do Povo