Home / Política / Moraes desembarca no Rio na segunda para ouvir Cláudio Castro sobre operação com 121 mortos

Moraes desembarca no Rio na segunda para ouvir Cláudio Castro sobre operação com 121 mortos

ocrente 1761877187
Spread the love

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes viajará ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, 3 de novembro, para coletar esclarecimentos do governador Cláudio Castro (PL) e da cúpula da segurança pública fluminense sobre a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na terça-feira, 28 de outubro.

A ação, voltada contra o Comando Vermelho, resultou em 121 mortos — quatro deles policiais — e 113 presos. O encontro ocorrerá no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar (CICC).

Relatoria temporária da ADPF 635

Vice-presidente do STF, Moraes assumiu interinamente a relatoria da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como “ADPF das Favelas”, para analisar um pedido de providências apresentado pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

Antes da visita ao Rio, o ministro participou nesta quinta-feira, 30 de outubro, em Madri, da Conferência Mundial sobre Justiça Constitucional, onde abordou ataques ao Poder Judiciário e a disseminação de notícias falsas em redes sociais.

Autoridades convocadas

Além de Cláudio Castro, estarão presentes na audiência o secretário estadual de Segurança, Victor Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Curi; e o diretor da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica.

Depois, Moraes ouvirá o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira; e o defensor público-geral do estado, Paulo Vinícius Cozzolino.

Em declarações anteriores, Victor Santos afirmou que o governo fluminense “não tem nada a esconder” e que fornecerá todas as informações solicitadas. Cláudio Castro, por sua vez, disse que a reunião com Moraes será “um processo de transparência muito claro”.

Com informações de Gazeta do Povo