Home / Política / Moraes cobra definição de data para julgamento dos réus no caso Marielle Franco

Moraes cobra definição de data para julgamento dos réus no caso Marielle Franco

ocrente 1764911980
Spread the love

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (4 de dezembro de 2025) que a Primeira Turma da Corte marque o julgamento dos cinco réus acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Cabe ao presidente do colegiado, ministro Flávio Dino, indicar o dia da sessão. A previsão é de que o julgamento fique para 2026, já que o Judiciário entra em recesso em 19 de dezembro.

Respondem ao processo:

  • Chiquinho Brazão, ex-deputado federal, e Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – apontados como possíveis mandantes;
  • Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil fluminense – acusado de planejar o atentado;
  • Ronald Paulo Alves Pereira, o “Major Ronald”, ex-policial militar – suspeito de monitorar a rotina da vereadora e repassar informações para a execução;
  • Robson Calixto, o “Peixe”, também ex-PM e ex-assessor de Domingos Brazão – acusado de intermediar o contato entre mandantes e executores.

Todos os réus negam participação no crime.

Em outubro de 2024, o ex-policial militar Ronnie Lessa, que confessou a execução de Marielle e Anderson, foi condenado pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro a 78 anos e 9 meses de prisão. Outro ex-PM, Élcio Queiroz, recebeu pena de 59 anos e 8 meses. Ambos firmaram acordos de delação premiada, e Lessa apontou os supostos mandantes e a motivação do crime.

Com informações de Gazeta do Povo