Home / Política / Manifestantes se reúnem em frente à PF em Brasília para contestar prisão preventiva de Bolsonaro

Manifestantes se reúnem em frente à PF em Brasília para contestar prisão preventiva de Bolsonaro

ocrente 1763831311
Spread the love

Brasília — Um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou, na manhã deste sábado (22), um protesto diante da Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, contra a prisão preventiva determinada de madrugada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ordem de detenção foi expedida após a Polícia Federal apontar risco de fuga e relatar um alerta de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-chefe do Executivo. Moraes mencionou, na decisão, a possibilidade de Bolsonaro buscar refúgio na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de 13 quilômetros de sua residência, em Brasília.

Protesto sem registros de conflito

Empunhando bandeiras do Brasil e vestidos de verde e amarelo, os manifestantes entoaram palavras de ordem contra a prisão. Alguns colaram adesivos sobre a boca em sinal de protesto contra o que chamam de censura. Não houve registros de confronto; opositores que também foram ao local comemoraram a detenção, mas sem incidentes.

Situação jurídica

A prisão foi decretada de forma monocrática por Moraes e será submetida à apreciação dos demais ministros da Primeira Turma do STF na segunda-feira (24). Até lá, Bolsonaro permanece em cela especial na sede da PF em Brasília.

A defesa do ex-presidente, representada pelos advogados Paulo Cunha Bueno e Celso Vilardi, informou que recorrerá da decisão. Em nota, os defensores classificaram a medida como inconstitucional e afirmaram que o estado de saúde de Bolsonaro poderia ser agravado pela prisão.

Com informações de Gazeta do Povo