Home / Política / Maioria dos gaúchos rejeita influência de Eduardo Leite na escolha do próximo governador, aponta Genial/Quaest

Maioria dos gaúchos rejeita influência de Eduardo Leite na escolha do próximo governador, aponta Genial/Quaest

rss featured 19440 1755885235
Spread the love

Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta sexta-feira (22) indica que 54% do eleitorado do Rio Grande do Sul consideram que o governador Eduardo Leite (PSD) não merece eleger seu sucessor nas eleições de 2026. Outros 41% afirmam que votariam no candidato apoiado pelo chefe do Executivo estadual.

A pesquisa, realizada entre 13 e 17 de agosto de 2025, ouviu 1.104 pessoas em todo o estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Cenário eleitoral de 2026

No quadro estimulado para o primeiro turno, há forte polarização entre direita e esquerda. Juliana Brizola (PDT) lidera com 21%, seguida de perto pelo deputado Zucco (PL), com 20%. Edegar Pretto (PT) aparece com 11%, o vice-governador Gabriel Souza (MDB) marca 5%, e Felipe Camozzato (Novo) registra 4%. Indecisos somam 19%, enquanto 20% declaram voto branco, nulo ou intenção de não votar.

Avaliação do governo estadual

A administração de Eduardo Leite é aprovada por 58% dos entrevistados. Quando estimulados a classificar a gestão, 39% a consideram positiva, 40% a veem como regular e 35% apontam avaliação negativa. As áreas de educação e de emprego e renda obtiveram 43% de aprovação, enquanto o transporte público recebeu 35% de opiniões negativas.

Tarifas dos Estados Unidos

A pesquisa perguntou ainda sobre a reação do governo gaúcho às tarifas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Para 37%, Leite agiu bem; 43% desaprovam sua atuação.

Maioria dos gaúchos rejeita influência de Eduardo Leite na escolha do próximo governador, aponta Genial/Quaest - Imagem do artigo original

Imagem: Maurício Tonetto via gazetadopovo.com.br

Percepção sobre o governo federal

Quanto ao Palácio do Planalto, 62% dos gaúchos desaprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e 37% demonstram aprovação.

Planos políticos

Eduardo Leite figura entre os nomes cotados pelo PSD para a disputa presidencial de 2026, ao lado do governador do Paraná, Ratinho Junior. O atual governador gaúcho também analisa a possibilidade de concorrer ao Senado.

Com informações de Gazeta do Povo