Brasília – O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), confirmou nesta terça-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo diante da preferência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pelo nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Segundo Wagner, Lula e Alcolumbre se reuniram na véspera, no Palácio do Planalto, onde o senador amapaense defendeu a indicação de Pacheco ao posto deixado pelo ministro Luís Roberto Barroso. “Não participei da conversa, mas tenho certeza de que ele foi sustentar o ponto de vista dele”, relatou o líder governista em entrevista à CNN Brasil.
Apesar da pressão, Wagner disse que Lula já está convicto da escolha de Messias, considerado homem de confiança do presidente e articulador jurídico do governo desde o início do terceiro mandato. O senador afirmou que a formalização do nome foi adiada para que o Palácio do Planalto conclua as negociações necessárias para garantir apoio na sabatina do Senado, controlada por Alcolumbre.
“Entendo que ele não anunciou ainda porque faltam algumas conversas para azeitar as indicações”, explicou Wagner. O presidente deve oficializar a escolha apenas depois de retornar de viagem à Malásia, prevista para a próxima semana, a fim de evitar ruídos políticos enquanto estiver fora do país.
Procurada, a assessoria de Alcolumbre preferiu não se manifestar sobre o encontro com Lula.
Com informações de Gazeta do Povo