Home / Política / Lula e Trump avançam em diálogo: nova reunião sobre tarifas deve ocorrer ainda hoje na Malásia

Lula e Trump avançam em diálogo: nova reunião sobre tarifas deve ocorrer ainda hoje na Malásia

ocrente 1761481895
Spread the love

Kuala Lumpur (Malásia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump acertaram neste domingo (26) que seus governos voltarão a se reunir ainda hoje para tratar da tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, informou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A primeira conversa entre os dois líderes ocorreu às 15h30 no horário local (4h30 de Brasília), paralelamente à Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Segundo Vieira, Trump indicou que pretende suspender a cobrança assim que houver entendimento técnico. “Ele disse que já vai orientar a equipe para iniciar o processo de negociação bilateral”, relatou o chanceler.

Encontro de 45 minutos

O diálogo, que durou cerca de 45 minutos, foi classificado por Lula como “franco e construtivo”. Em publicação na rede social X, o presidente brasileiro afirmou que as equipes começarão “imediatamente” a buscar uma saída para as tarifas e para as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras.

Do lado brasileiro, participaram da reunião o ministro Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e o embaixador Audo Faleiro, da assessoria especial da Presidência. Trump estava acompanhado dos secretários de Estado, Marco Rubio, do Tesouro, Scott Bessent, e do Representante de Comércio, Jamieson Greer.

Próximos passos

Vieira adiantou que o novo encontro entre representantes dos dois países acontecerá na noite deste domingo, em Kuala Lumpur, com horário e local ainda a definir. O objetivo é detalhar o cronograma para revisão das tarifas, aplicadas pelos Estados Unidos sob a justificativa de punição comercial.

Márcio Elias Rosa explicou que Lula argumentou não haver motivo para taxar o Brasil, pois a justificativa usada por Washington para elevar tarifas a outros parceiros não se aplica ao comércio bilateral. “O presidente mostrou que nossa balança e a relação diplomática sempre foram positivas”, afirmou o secretário-executivo.

Visitas em pauta

Durante a conversa, Trump demonstrou interesse em visitar o Brasil, enquanto Lula disse estar disposto a viajar aos Estados Unidos “com prazer” em data futura.

Outras agendas

Lula permanece em Kuala Lumpur depois de passar pela Indonésia em busca de acordos comerciais que minimizem o impacto das tarifas norte-americanas. Ainda neste domingo, ele se reúne com o primeiro-ministro de Singapura, Lawrence Wong, e com o premiê vietnamita, Pham Minh Chinh. À noite, participa de jantar oferecido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, ao lado do sul-africano Cyril Ramaphosa e do canadense Mark Carney.

Trump, por sua vez, deve deixar a Malásia na segunda-feira (27) para compromissos no Japão e, em seguida, na Coreia do Sul.

Com informações de Gazeta do Povo