O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2025, um pronunciamento que será exibido em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de domingo, 30. A fala destacará a aprovação da lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil.
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula apresentará a medida como a principal realização do seu terceiro mandato e como promessa de campanha cumprida a menos de um ano das eleições de 2026.
Cenário de tensão com o Congresso
O discurso ocorre em meio a um clima de atrito entre o Executivo e o Congresso Nacional. A sanção da nova faixa de isenção foi assinada na última quarta-feira, 26, no Palácio do Planalto, sem a presença do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Ambos se afastaram do governo após divergências sobre a indicação do jurista Messias para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal.
Alcolumbre defendia o nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo. A crise se intensificou quando Messias divulgou nota manifestando disposição para a sabatina antes de conversar diretamente com o senador amapaense. No texto, o indicado elogiou o “relevante papel” de Alcolumbre à frente da Casa.
Mesmo com as tensões políticas, o Planalto aposta que o pronunciamento sobre a isenção do IR ajudará a reforçar o foco do governo em medidas de impacto direto na renda da população.
Com informações de Gazeta do Povo