Home / Política / Lula projeta disputa de 2026 em evento no Pará e diz que derrotará opositores “outra vez”

Lula projeta disputa de 2026 em evento no Pará e diz que derrotará opositores “outra vez”

ocrente 1759470505
Spread the love

Ilha do Marajó (PA), 2 out. 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou o clima eleitoral de 2026 durante a inauguração de uma creche do Ministério da Educação na Ilha do Marajó, no Pará. No discurso, o chefe do Executivo afirmou que pretende “derrotar outra vez” seus adversários e pediu que eles “se preparem para lutar”.

“Estou me preparando para entregar outra vez o melhor governo que esse país já teve”, declarou. Sem citar nomes, Lula associou seus opositores à disseminação de fake news e à condução da pandemia de Covid-19, que, segundo ele, resultou em mais de 400 mil mortes por “irresponsabilidade”.

Isenção do Imposto de Renda avança

A fala ocorreu um dia após a Câmara dos Deputados aprovar, por 493 votos a zero, o projeto que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais. Relatado pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), o texto manteve a essência da proposta do governo. Se referendado pelo Senado e sancionado ainda neste ano, o novo limite passará a valer em 2026, beneficiando, segundo estimativas do Planalto, mais de 15 milhões de contribuintes.

Críticas a obras paralisadas

No mesmo evento, Lula criticou gestores que não concluem projetos iniciados por administrações anteriores. “Muitos administradores públicos deveriam ser presos por irresponsabilidade”, disse, citando a creche inaugurada nesta quinta-feira, cuja construção começou em 2011.

COP 30: “Não vai ser a COP do luxo”

O presidente também comentou os desafios logísticos de Belém para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, marcada para 10 a 21 de novembro de 2026. Reconhecendo problemas de hospedagem e infraestrutura, Lula garantiu que o encontro “será a melhor COP já realizada”, mesmo “com mosquitos picando gringo”. Ele contou ter avisado à primeira-dama, Janja, que pretende dormir em um barco durante o evento para “pescar enquanto os gringos dormem”.

Em agosto, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), instalou um grupo de trabalho para coibir preços abusivos de hospedagem na capital. Segundo Barbalho, a iniciativa busca oferecer tranquilidade aos participantes e reforçar o caráter simbólico de levar a conferência à Amazônia.

Com informações de Gazeta do Povo