Home / Política / Lula faz caminhada pelos 95 anos do MEC e usa evento para ensaiar pré-campanha à reeleição

Lula faz caminhada pelos 95 anos do MEC e usa evento para ensaiar pré-campanha à reeleição

ocrente 1759097873
Spread the love

Brasília — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transformou a corrida comemorativa pelos 95 anos do Ministério da Educação (MEC) em uma vitrine política, na manhã deste domingo (28), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Após percorrer três quilômetros em 35 minutos ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, o chefe do Executivo recebeu medalha de participação e fez discurso com críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defesa das políticas educacionais de seus governos.

“Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, afirmou Lula, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que comandou o MEC em 2005. A menção à “motociata” foi entendida como provocação direta aos passeios de motocicleta promovidos por Bolsonaro durante seu mandato.

No pronunciamento, o presidente também exaltou indicadores de ensino. “Encontramos este país com 68% da população com o ensino fundamental mal construído. Nossa evolução é muito grande; ela não é só na comida, no emprego e no salário, mas também na educação”, disse.

Enquanto destacava a importância das salas de aula para o desenvolvimento nacional, Lula voltou a falar em soberania, tema que tem utilizado em meio às tensões diplomáticas com os Estados Unidos. “Temos consciência de que é por meio da educação — da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia — que tornaremos o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, declarou, numa referência ao presidente norte-americano Donald Trump.

Participaram do evento servidores do MEC, terceirizados, atletas amadores e autoridades, entre elas os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde). Em alguns momentos, Lula chegou a correr ao lado dos atletas.

Antes de deixar o local, o presidente estendeu a homenagem a todos os competidores. “Esta medalha também é para quem está caminhando seis quilômetros, para os que estão correndo dez. Esses, sim, são atletas”, concluiu.

Com informações de Gazeta do Povo