O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23), em Maceió (AL), que “falta vergonha na cara” a quem defende o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado por um rombo superior a R$ 40 bilhões no Banco Master.
A declaração foi feita durante a entrega de Unidades Odontológicas Móveis e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao governo de Alagoas, no Residencial Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, dentro do programa “Agora Tem Especialistas”. Embora não tenha citado o nome de Vorcaro, Lula referiu-se a ele como “cidadão do Banco Master”.
“Não é possível a gente continuar vendo o pobre sendo sacrificado enquanto tem cidadão do Banco Master que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões. E tem gente que defende, porque está cheio de gente que falta vergonha na cara neste país”, disse o presidente.
Lula acrescentou que a conta da suposta fraude deverá ser assumida por instituições públicas e privadas, mencionando Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco. Segundo ele, casos como o do Banco Master reforçam a necessidade de intensificar o combate à corrupção e ao crime organizado para proteger a população de menor renda.
As suspeitas contra Vorcaro são alvo da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal em conjunto com o Banco Central. A investigação apura práticas irregulares na venda de ativos e outras fraudes financeiras. Recentemente, a operação realizou buscas na residência de familiares do banqueiro e determinou o bloqueio de bilhões de reais em bens.
Procurados pela reportagem, representantes de Daniel Vorcaro informaram que não comentariam as declarações do presidente.
Com informações de Gazeta do Povo