Home / Política / Lula diz que Trump quer criar uma “nova ONU” sob controle exclusivo dos EUA

Lula diz que Trump quer criar uma “nova ONU” sob controle exclusivo dos EUA

ocrente 1769231973
Spread the love

Brasília, 23 jan. 2026 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende instituir uma “nova ONU” da qual seria “o único dono”. A declaração foi feita durante o 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo Lula, a proposta norte-americana para a criação de um Conselho da Paz — fórum anunciado pela Casa Branca para administrar a reconstrução de Gaza — representa a substituição do sistema multilateral vigente. “Em vez de corrigir a ONU, como reivindicamos desde 2003, com a entrada de países como México, Brasil e nações africanas, o presidente Trump está sugerindo outra ONU, na qual ele manda sozinho”, disse.

O brasileiro foi convidado a integrar o novo organismo, mas ainda não enviou resposta. Para Lula, a iniciativa coloca em risco a Carta das Nações Unidas. “O multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo, e a lei do mais forte prevalece”, criticou. Ele acrescentou que passou a última semana em contato com chefes de Estado para defender acordos que preservem a cooperação internacional.

Durante o discurso, Lula também se declarou “indignado” com a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por forças norte-americanas. “Não consigo acreditar. Entraram à noite na Venezuela, foram ao quartel onde morava Maduro e o levaram embora”, relatou. Maduro e a esposa, Cilia Flores, estão detidos nos EUA, acusados de crimes ligados ao narcoterrorismo.

O presidente brasileiro questionou a operação. “Como é possível tamanho desrespeito à integridade territorial de um país? Isso não existe na América do Sul”, afirmou. Lula defendeu a adoção do diálogo como caminho para a solução de conflitos e reforçou que o Brasil “não aceita voltar a ser colônia”.

Com informações de Gazeta do Povo