Home / Política / Lula critica uso de foto de homem negro sem dentes em material oficial e provoca reação da oposição

Lula critica uso de foto de homem negro sem dentes em material oficial e provoca reação da oposição

rss featured 19568 1755977996
Spread the love

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter mandado descartar uma página de revista institucional do governo que trazia a imagem de um homem negro sem dentes. A declaração foi feita na quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), durante a entrega de 400 unidades odontológicas móveis.

Segundo Lula, a publicação foi produzida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para promover o Brasil em um evento do agronegócio na Alemanha, em data não informada. O presidente relatou que a revista trazia, na mesma abertura, a foto de “uma senhora bonita, de bochechas vermelhas” e, ao lado, a de “um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente”.

“Perguntei ao ministro: ‘Por que colocar a fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha bonito apresentar o Brasil assim no exterior? Isso não é preconceito?’”, contou. Lula afirmou ter determinado a substituição da página “por uma foto de alguém com dentes” e lembrou que o episódio o motivou, em 2004, a criar o programa Brasil Sorridente.

Acusações de racismo

A fala gerou críticas de parlamentares da oposição. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou o comentário como “absurdamente racista” e disse que, se tivesse partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), haveria cobrança judicial imediata. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o caso evidencia “fraude” em relação à postura de Lula.

Também se manifestaram o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) e os ex-deputados Deltan Dallagnol (Podemos) e Sergio Moro (União-PR), além dos deputados federais Carlos Jordy (PL-RJ), Messias Donato (Republicanos-ES) e Gustavo Gayer (PL-GO), todos apontando teor racista na declaração.

Lula critica uso de foto de homem negro sem dentes em material oficial e provoca reação da oposição - Imagem do artigo original

Imagem: José Cruz via gazetadopovo.com.br

Defesa no governo

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, discordou das acusações. Em nota, ela afirmou que Lula fez “uma crítica ao estigma que recai sobre pessoas negras” e alertou para o risco de retirar trechos de seu contexto político em meio à disseminação de desinformação.

O Palácio do Planalto não comentou oficialmente o caso até a publicação desta reportagem.

Com informações de Gazeta do Povo