O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, em Moçambique, que o óleo diesel da Petrobras com adição de biodiesel possui grau de pureza tão alto que “dá até para beber”. A declaração foi feita durante discurso no qual elogiou o combustível e prometeu levar uma amostra para testes na sede da Mercedes-Benz, na Alemanha.
“A Petrobras está agora refinando o biodiesel já com 100% de diesel. Sai um diesel melhor do que qualquer outro; dá até para beber, os carros bebem”, disse Lula, arrancando risos da plateia.
O chefe do Executivo defendeu que o Brasil contribui para a redução das emissões de gás carbônico ao obrigar a mistura de 15% de biodiesel no diesel comercializado no país e de 30% de etanol na gasolina.
Apesar dos elogios, a Petrobras foi criticada recentemente por enviar à COP 30 um lote de diesel S10 com apenas 10% de conteúdo renovável. Entidades do setor consideraram o produto pouco diferente do diesel comum e o classificaram como poluente.
Não foi a primeira vez que Lula recorreu ao bom-humor para falar de combustíveis. Em fevereiro deste ano, durante visita a trabalhadores da Petrobras em Angra dos Reis (RJ), disse que não bebe gasolina, “mas o outro álcool”. Na campanha eleitoral de 2022, prometeu que, com a gasolina mais barata, ninguém “ia querer beber etanol”. Já em 2009, em evento do Proálcool, brincou que, se o preço da gasolina subisse demais, o brasileiro “tomaria etanol com limão e gelo”.
Com informações de Gazeta do Povo