Home / Política / Lula avalia Dario Durigan para substituir Haddad na Fazenda ainda em fevereiro

Lula avalia Dario Durigan para substituir Haddad na Fazenda ainda em fevereiro

ocrente 1768226667
Spread the love

O Palácio do Planalto intensificou as discussões sobre mudanças no Ministério da Fazenda diante do calendário eleitoral de 2024. Segundo interlocutores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende anunciar a saída de Fernando Haddad (PT) do comando da pasta ainda em fevereiro.

Haddad retornou de férias na segunda-feira (12) e, de acordo com fontes do governo, deixará o cargo para se dedicar à coordenação da campanha de reeleição presidencial. O próprio ministro reconheceu a possibilidade de afastamento no fim do ano passado.

No lugar dele, Lula cogita indicar o atual secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan. A movimentação foi confirmada a auxiliares presidenciais e citada em reportagem da CNN.

Outra alternativa em análise é a promoção do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para a posição de número dois da pasta, caso Durigan assuma o comando do ministério.

Ajustes por causa da legislação eleitoral

A saída de Haddad faz parte de um pacote de mudanças exigido pela legislação eleitoral, que determina prazo de desincompatibilização para ocupantes de cargos no Executivo. O Planalto prevê anunciar trocas gradualmente até abril.

Cenário político paulista indefinido

Embora Haddad afirme não ter planos de disputar cargos em 2026, sua possível saída reacendeu especulações sobre candidaturas em São Paulo. Entre as hipóteses debatidas no PT estão uma nova disputa ao governo estadual ou uma vaga ao Senado. A decisão deve ser tratada diretamente entre Lula e Haddad em março.

A resistência de Haddad em concorrer ao Palácio dos Bandeirantes dificulta a construção de um palanque competitivo no maior colégio eleitoral do país. O MDB, legenda da ministra Simone Tebet, já sinalizou apoio à reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e prefere que Tebet dispute o Senado por Mato Grosso do Sul.

Internamente, o PT pressiona pela candidatura de Haddad ao governo estadual, enquanto Lula destaca a necessidade de fortalecer o partido em São Paulo. O presidente também chegou a sugerir o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para a disputa, mas Alckmin mantém preferência por seguir na chapa presidencial em 2026.

Com informações de Direita Online