Home / Política / Sóstenes elogia atuação de Tarcísio contra MP da Taxação; governador nega articulação

Sóstenes elogia atuação de Tarcísio contra MP da Taxação; governador nega articulação

ocrente 1759975316
Spread the love

Brasília — O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), agradeceu nesta quarta-feira (8) o que chamou de “empenho” do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), para derrubar a Medida Provisória 1.303/25, conhecida como “MP da Taxação”. A proposta previa aumento de tributos para compensar a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo integrantes do governo federal, Tarcísio teria telefonado a parlamentares ao longo do dia para influenciar o resultado da votação. O governador negou participação. “Estou muito focado nos problemas aqui de São Paulo”, declarou à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Após a sessão que derrubou a MP, Sóstenes subiu à tribuna da Câmara para reconhecer o trabalho de aliados. “Quero agradecer alguns governadores que trabalharam muito esta noite. Governador Tarcísio, do Estado de São Paulo, receba o nosso reconhecimento e a nossa gratidão por todo o seu empenho”, afirmou o deputado. Ele ainda destacou o “diálogo com presidentes de partidos de centro” para formar a coalizão contra o aumento de impostos.

À noite, também em entrevista à Folha, Tarcísio reiterou que não articulou a votação e sugeriu ter sido citado por cortesia do parlamentar.

Integrantes do Palácio do Planalto atribuíram a movimentação ao objetivo de impor derrota ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e antecipar a disputa eleitoral de 2026. Após o revés, Lula classificou a decisão da Câmara como “jogar contra o Brasil”. “Não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro”, declarou, defendendo que a rejeição da medida pode reduzir a arrecadação e limitar políticas públicas.

Com informações de Gazeta do Povo