O presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou nesta segunda-feira (1.º) que o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) corre o risco de perder apoio eleitoral se continuar identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante evento promovido pela Arko Advice e pela Galapagos Capital, em São Paulo, Kassab disse considerar Tarcísio “o melhor candidato” para 2026, mas avaliou que a estratégia atual do governador é equivocada. “Ele não pode se apresentar como bolsonarista. Precisa ser o nome da centro-direita; caso contrário, pode perder a eleição”, declarou.
Segundo o ex-prefeito da capital paulista, a imagem de Tarcísio deveria ser dissociada de uma pauta de direita estrita. “Não faz sentido ele se colocar apenas como um candidato de direita. Ele deve representar o espectro de centro-direita, se não corre risco”, reforçou.
Embora Tarcísio repita que disputará a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, Kassab afirmou que o PSD o apoiará caso ele opte por concorrer ao Planalto. “Se ele for candidato, meu partido vai apoiá-lo”, garantiu.
Não é a primeira vez que Kassab se distancia do bolsonarismo. Em coletiva no fim de novembro, o dirigente classificou o movimento liderado por Bolsonaro como “direita” e definiu o PSD como “centro-direita”. Questionado sobre o ex-presidente, observou: “Ele é um pouco mais radical de direita; por isso o PSD está no centro. Se não, eu estaria no PL”.
O posicionamento de Kassab reforça a estratégia do PSD de se firmar como alternativa moderada para as eleições de 2026, em meio às indefinições sobre a participação de Jair Bolsonaro no pleito.
Com informações de Gazeta do Povo