O ex-marqueteiro do PT João Santana afirmou, na quinta-feira (12), que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói pode resultar em perda de apoio eleitoral.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Santana avaliou que o principal risco não é a possibilidade de vaias, mas sim a repercussão negativa “fora das bolhas” do Carnaval. “Imagine qual será a reação no interior de São Paulo e em outros bolsões do Sudeste e do Sul, onde Lula precisa desesperadamente de voto. Imagine no meio evangélico”, disse o publicitário.
A Acadêmicos de Niterói levará à Marquês de Sapucaí o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que conta a trajetória do presidente. A expectativa é que Janja seja destaque em um dos carros alegóricos, enquanto Lula deve acompanhar o desfile do camarote da Prefeitura do Rio.
“Todos saem perdendo”, diz ex-marqueteiro
Para Santana, a ligação entre Carnaval e política exige equilíbrio. “Você não vê político em cima de trio nem primeira-dama como destaque de bloco. As poucas que se arriscaram fizeram isso sob o anonimato da multidão”, pontuou, comparando com o Carnaval da Bahia.
Ele acrescentou que o Carnaval tende mais à “demolição” do que à construção de imagem de figuras públicas: “O destino dos grandes espetáculos é a catarse coletiva, seja de glorificação ou de rebeldia. Do contrário, o tiro sai pela culatra”.
Santana comandou a campanha de Lula em 2006, ano do escândalo do Mensalão, e as de Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
Regras do Planalto para o Carnaval
Diante da polêmica, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República divulgou orientações para autoridades federais durante o Carnaval. Entre as recomendações estão:
- proibição de recebimento de diárias e passagens;
- recusa a convites de empresas com fins lucrativos que possam gerar conflito de interesses;
- evitar manifestações que possam ser interpretadas como propaganda eleitoral antecipada.
A oposição acionou a Justiça Federal e o Tribunal Superior Eleitoral contra o desfile em homenagem a Lula, mas, até o momento, todas as ações foram rejeitadas.
Não há previsão de mudança na programação da Acadêmicos de Niterói, e a presença do casal presidencial segue confirmada.
Com informações de Gazeta do Povo