Home / Política / Médicos determinam internação de Bolsonaro para cirurgia de hérnia e controle de soluços

Médicos determinam internação de Bolsonaro para cirurgia de hérnia e controle de soluços

ocrente 1766356506
Spread the love

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser internado para se submeter a uma herniorrafia inguinal bilateral, segundo nota divulgada neste domingo, 21 de dezembro de 2025, pelos médicos que o acompanham. O comunicado é assinado pelo cirurgião-geral Cláudio Birolini e pelo cardiologista Leandro Echenique.

Exames apontaram que parte do intestino de Bolsonaro está se projetando para fora da parede abdominal durante a manobra de Valsalva, o que motivou a indicação cirúrgica. O procedimento, ainda sem data definida, exige internação hospitalar.

Durante o mesmo período de internação, a equipe prevê um bloqueio anestésico do nervo frênico para tentar conter crises de soluços classificadas como persistentes e refratárias a medicamentos. Laudo da Polícia Federal relata episódios de até 40 soluços por minuto.

Bolsonaro está preso desde 22 de novembro na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, após condenação a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por supostos crimes contra o Estado. A defesa vinha solicitando autorização para a cirurgia.

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou o procedimento depois de receber perícia da Polícia Federal, que recomendou a realização da cirurgia “o mais breve possível”. Apesar da recomendação, a perícia classificou a intervenção como eletiva, sem caráter emergencial.

Com informações de Gazeta do Povo