Home / Política / Indicado à diretoria da Anac foi demitido do Banco do Brasil por fraude e fez acordo judicial após investigação na Caixa

Indicado à diretoria da Anac foi demitido do Banco do Brasil por fraude e fez acordo judicial após investigação na Caixa

Invista em voce com informacoes atuais 1
Spread the love

O executivo Antônio Mathias Nogueira Moreira, cujo nome foi encaminhado ao Senado em maio para integrar a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acumula passagens polêmicas por duas instituições financeiras públicas.

Em 2011, quando atuava como gerente-geral da agência do Banco do Brasil em Sento Sé (BA), Moreira foi demitido por justa causa. Auditoria interna apontou que ele autorizou empréstimos a uma empresa ligada ao tio e à noiva, da qual também era consultor remunerado, além de fraudes envolvendo recursos do Pronaf, descontos irregulares de cheques, uso indevido de contas internas e movimentação não autorizada da conta corrente do município. O prejuízo estimado chegou a quase R$ 350 mil. A demissão foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Após deixar o Banco do Brasil, Moreira ingressou na Caixa Econômica Federal por concurso em 2012. Já na instituição, tornou-se alvo de investigação do Ministério Público Federal. De acordo com denúncia de 2020, ele teria falsificado assinaturas e inserido dados incorretos em sistemas para liberar empréstimos à própria empresa, a M Moreira Serviços de Informática e Eventos Ltda., quando gerenciava a agência de Amélia Rodrigues (BA). Para evitar processo criminal, o executivo assinou um acordo de não persecução penal, pagando o equivalente a dois salários mínimos (R$ 2.424, em valores de 2022) e comprometendo-se a informar qualquer mudança de endereço à Justiça.

Apesar dos episódios, Moreira ocupa atualmente o cargo de diretor-executivo de governança, integridade e riscos na Caixa Cartões, subsidiária da Caixa. Também preside o conselho de administração da Infra SA, vinculada ao Ministério dos Transportes, e integra o conselho fiscal da BRF.

A indicação para a Anac é atribuída à articulação do ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas, amigo do executivo. Moreira disputará a vaga aberta com o fim do mandato de Ricardo Bisinotto Catanant e será sabatinado pela Comissão de Infraestrutura do Senado na próxima terça-feira, 19.

A reportagem da Folha de S.Paulo procurou Moreira e Dantas, mas não obteve resposta.

Com informações de Direita Online