Home / Política / Haddad sugere dois nomes para diretorias do BC e diz que Lula ainda não escolheu

Haddad sugere dois nomes para diretorias do BC e diz que Lula ainda não escolheu

ocrente 1770126594
Spread the love

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (3) que o presidente Lula (PT) ainda não definiu quem ocupará as duas vagas abertas nas diretorias do Banco Central do Brasil, embora já tenha recebido indicações. Em entrevista à BandNews, Haddad revelou ter sugerido o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, e o economista Tiago Cavalcanti, professor da Universidade de Cambridge e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Haddad criticou o vazamento à imprensa do nome de Mello. “É muito ruim quando uma informação sensível como essa vem a público antes da hora. Fazenda e Banco Central costumam ser discretos nesses temas”, disse. Segundo o ministro, o presidente segue “colhendo sugestões” e “não convidou ninguém ainda”.

Questionado sobre o perfil ideológico de Mello, o ministro rebateu as críticas: “O passado fascista de outras pessoas eu não critico; cada um tem sua opinião”. Sobre Cavalcanti, destacou a experiência acadêmica do economista em Cambridge.

Uma reunião entre Lula e Haddad para tratar do assunto está prevista, mas a data não foi confirmada. O ministro, ex-prefeito de São Paulo, deve deixar o cargo para coordenar a campanha de Lula à reeleição. Parte do PT, contudo, tenta convencê-lo a disputar o governo paulista, atualmente liderado nas pesquisas por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Haddad também aproveitou a entrevista para criticar veículos de comunicação que, segundo ele, estariam “elaborando teses de baixo nível” sobre o processo de escolha no Banco Central.

Com informações de Gazeta do Povo