Home / Política / Governo lança campanha de 7 de Setembro e conclama população a vestir verde e amarelo

Governo lança campanha de 7 de Setembro e conclama população a vestir verde e amarelo

ocrente 1757078799
Spread the love

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nesta quinta-feira (4) uma nova campanha publicitária para as comemorações do 7 de Setembro. As peças, veiculadas nas redes sociais, convocam a população a “balançar a bandeira” e vestir a camisa verde e amarela da seleção brasileira.

O vídeo principal, de tom nacionalista, reforça a defesa da soberania do país e já traz o novo lema “Do lado do povo brasileiro”, apresentado na semana passada durante reunião ministerial. A produção integra uma série de materiais que buscam ressignificar símbolos nacionais, historicamente associados a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Contexto externo

A ofensiva de comunicação ocorre após a aplicação de tarifas extras dos Estados Unidos ao Brasil, determinada pelo presidente norte-americano Donald Trump. O governo brasileiro interpreta a medida como forma de pressão para suspender o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e para investigar alegadas práticas comerciais desleais, como o uso do PIX em transações internacionais.

Peças nas redes

Além do vídeo principal, outras publicações incentivam a retirada da camisa verde e amarela “da gaveta” para celebrar a Independência no domingo (7). Em uma delas, a narração diz: “Não tem jogo, mas tem Brasil em campo! Todo dia é dia de exaltar o Brasilzão”.

Símbolos em disputa

A bandeira nacional e a camisa da seleção tornaram-se marca de manifestações pró-Bolsonaro durante seu mandato. Desde então, setores da esquerda reduziram o uso desses itens. Em discursos recentes, Lula classificou como “falsos patriotas” os apoiadores do ex-presidente que defendem anistia e as sanções norte-americanas contra o Brasil; mesmo assim, o petista ainda não apareceu publicamente usando a camisa da seleção.

Nos últimos anos, políticos e artistas ligados à esquerda tentaram ressignificar os símbolos nacionais. Um dos exemplos foi o boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, lançado em contraponto ao boné vermelho “Make America Great Again”, associado a Trump.

Estrategista

A nova campanha faz parte da estratégia conduzida pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, responsável pelo marketing da campanha de Lula em 2022. Chamado pelo presidente no início do ano para conter a queda de popularidade, Palmeira intensificou peças de conteúdo nacionalista. A recuperação nas pesquisas começou, segundo o Planalto, após a adoção de tarifas pelos Estados Unidos, quando Lula passou a se posicionar como adversário direto de Trump.

As peças de 7 de Setembro seguem essa linha e buscam reforçar o apoio ao governo por meio da exaltação de símbolos nacionais.

Com informações de Gazeta do Povo