Home / Política / Em reunião do Conselhão, Gleisi ataca oposição por apoiar tarifa dos EUA

Em reunião do Conselhão, Gleisi ataca oposição por apoiar tarifa dos EUA

ocrente 1764866071
Spread the love

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, voltou a criticar parlamentares de oposição nesta quinta-feira (4), durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) de 2025. No encontro, realizado em Brasília, ela responsabilizou oposicionistas pelo apoio à taxação imposta pelos Estados Unidos ao Brasil em agosto.

Segundo Gleisi, “a mobilização da sociedade isolou os traidores e seus aliados”, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve “diálogo direto e altivo” com o presidente norte-americano Donald Trump, resultado na retirada de parte das tarifas.

Ao fazer balanço das ações do governo, a ministra citou a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, programas sociais e a defesa do fim da escala 6×1 no mercado de trabalho. Ela reiterou frase atribuída a Lula de que “tudo é negociável, exceto a soberania, o processo judicial brasileiro e o nosso processo político”.

Gleisi também destacou que o Judiciário, “mesmo sob pressão”, condenou pessoas que atentaram contra o Estado Democrático, sem mencionar nomes. O encontro do CDESS ainda apresentou resumo da participação brasileira na COP 30, marcada para Belém, e discutiu perspectivas para a economia em 2026.

Para o próximo ano, a ministra afirmou que o governo pretende avançar na proposta que acaba com a escala 6×1, pauta apoiada por aliados desde o início do mandato.

Com informações de Gazeta do Povo